Apresentação

A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) é um dos Órgãos Executivos da Administração Superior do UniRitter, à qual competem as ações da Reitoria referentes a planejamento, organização, coordenação e avaliação diretamente ligadas à sua área de atuação, nos termos do Estatuto e do Regimento Geral do Centro Universitário Ritter dos Reis, em consonância com a política emanada do CONSUPE.

Juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, a ProGrad tem o papel de coordenar a elaboração e as alterações dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), bem como coordenar as ações de programação semestral e desenvolvimento da ação educativa dos cursos de graduação, zelando pela observância das normas legais e institucionais previstas para cada curso e para a Educação Superior em geral. Cabe, ainda, à ProGrad:

ATRIBUIÇÕES DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - 2009

Segundo o artigo 12 do Regimento Geral do UniRitter, são atribuições da Pró-Reitoria de Graduação:

  • Art. 11 - São atribuições da Pró-Reitoria de Graduação:

  • I - coordenar, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, a elaboração e as atualizações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e zelar pelo seu cumprimento, no âmbito de suas ações;

  • II - coordenar, as ações de programação semestral e desenvolvimento da ação educativa dos cursos de Graduação, zelando pela observância das normas legais e institucionais previstas para cada curso e para a Educação Superior em geral, no âmbito de suas ações;

  • III - orientar a elaboração e a atualização periódica dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), dos cursos de Graduação presenciais e a distância, de forma a que sejam elaborados em estrita sintonia com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), relacionem-se com as demandas sociais, econômicas e ambientais, locais e regionais, e sejam formulados de acordo com os padrões legais e de qualidade científica e pedagógica a fim de objetivar a qualificação profissional e formação cidadã;

  • IV - supervisionar a elaboração, a atualização e a publicação periódica do ementário dos componentes curriculares dos cursos;

  • V - estimular a proposição de projetos de inovação e qualificação de ensino;

  • VI - zelar pela coerência entre os objetivos e compromissos institucionais e as políticas de admissão, acompanhamento e desenvolvimento do corpo docente do Centro Universitário, promovendo ações de apoio à sua formação em programas de Doutorado, à sua participação em eventos relacionados com sua área de docência e à sua qualificação pedagógica, tanto para a docência universitária presencial, como semipresencial, ou a distância;

  • VII - promover ações de apoio acadêmico aos discentes que necessitarem, bem como estimular a participação e representação estudantil em posições de gestão acadêmica e de ação comunitária, facilitando a permanência e o sucesso da formação profissional e cidadã dos alunos na Educação Superior;

  • VIII - promover a socialização de informações que facilitem a comunicação e a participação coletiva interna nos cursos e dos mesmos, com as demais instâncias acadêmicas;

  • IX - analisar os resultados das avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) referentes ao ensino e das avaliações externas realizadas pelo MEC, zelando pela sua adequada utilização em termos de reforço às potencialidades e à promoção de ações de melhoria acerca das fragilidades;

  • X - promover ações que oportunizem a publicização permanente da produção científica institucionalizada oriunda do Ensino Universitário, tais como: a organização de eventos científicos para os estudos e debates de temas relevantes para a docência universitária, o apoio à participação dos docentes em iniciativas semelhantes, a organização de publicações institucionais, o estímulo à participação dos docentes em publicação externas, dentre outras;

  • XI - colaborar para o estabelecimento de relações interinstitucionais, convênios, cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais e/ou parcerias com outras instituições de Ensino Superior, setores produtivos, órgãos de classe profissionais, sistemas de ensino e outros, como forma de articular e fomentar a política institucional de ensino com responsabilidade social;

  • XII - atender às solicitações relacionadas com o ensino do Centro Universitário, emanadas dos diferentes órgãos que integram o MEC;

  • XIII - propor a criação, a suspensão ou a cessação de cursos da Instituição, bem como a alteração de seus turnos de funcionamento e número de vagas, em consonância com as previsões constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), após a aprovação nos respectivos Colegiados de Curso, para a análise no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), à homologação pelo Conselho Superior (CONSUPE) e ao encaminhamento à decisão na Mantenedora,

  • XIV - zelar pela permanente adequação da ação educativa desenvolvida pelos Cursos de Graduação do Centro Universitário aos padrões de qualidade emitidos pelos Instrumentos de Avaliação Externa do MEC;

  • XV - coordenar os processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos junto ao MEC;

  • XVI - auxiliar a Reitoria na programação e no registro das ações dos órgãos colegiados institucionais, cumprindo e fazendo cumprir as decisões deles emanadas, no âmbito de sua competência;

  • XVII - auxiliar a Reitoria nos processos de recredenciamento do Centro Universitário;

  • XVIII - orientar e supervisionar a elaboração dos Relatórios Anuais dos Cursos;

  • XIX - elaborar o Relatório Anual da Pró-Reitoria de Graduação.

ATRIBUIÇÕES DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

A Câmara de Ensino de Graduação (CamEn) é um órgão colegiado, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, que possui função consultiva, na formulação e no aperfeiçoamento da política de ensino de Graduação, e deliberativa, na operacionalização das referidas políticas, sendo composta pelos Coordenadores Setoriais de Ensino de Graduação; pelo Coordenador da Comissão Própria de Avaliação Institucional; pelos Assessores dos Programas Institucionais da Pró-Reitoria de Graduação e pelo Pró-Reitor de Graduação. Segundo o artigo 13 do Regimento Geral do UniRitter, a Câmara de Ensino tem as seguintes atribuições:

  • Art. 13 - A Câmara de Ensino de Graduação (CamEn) possui as seguintes atribuições:

  • I - Realizar estudos e promover as discussões necessárias, tendo em vista a proposição e a atualização tanto das Políticas Institucionais de Ensino de Graduação como dos Programas Institucionais para operacionalizá-las, constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

  • II - Analisar e utilizar os resultados do processo de avaliação institucional interna e externa dos cursos como instrumento de qualificação do ensino desenvolvido na instituição.

  • III - Promover a qualificação pedagógica dos docentes do UniRitter através da realização de eventos internos de pedagogia universitária e de apoio à participação em eventos externos da área.

  • IV - Elaborar, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, normas relativas ao ingresso de projetos inovadores de ensino, expressas em Editais específicos, apoiar o processo de seleção desses projetos, tendo poder decisório quanto ao mérito acadêmico e homologar os seus relatórios parciais ou finais.

  • V - Referendar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Graduação presenciais e a distância e as alterações decorrentes da necessidade de sua permanente atualização, tendo por base o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a fim de que sejam aprovados pelos respectivos Colegiados de Cursos e homologados pelo CONSEPE.

  • VI - Subsidiar os Cursos de Graduação nas suas formas de organização curricular, tendo em vista o atendimento às referências pedagógicas conceituais e às políticas expressas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e aos padrões de qualidade expressos nos Instrumentos de Avaliação para Cursos de Graduação definidos pelo MEC.

  • VII - Promover o aprimoramento do ensino de Graduação, incentivando a criação de fóruns específicos que congreguem professores responsáveis por estágios curriculares, trabalhos de conclusão de cursos, atividades complementares, disciplinas semipresenciais e que utilizem educação a distância e outros.

  • VIII - Analisar e propor alternativas para as situações apresentadas pela Pró-Reitoria de Graduação.

Central de Serviços











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